Receita faz pente-fino no IR de 2008 a 2012.
A Receita Federal vai passar um pente-fino sobre todas as declarações entregues pelos contribuintes de São Paulo capital entre 2008 e 2012.
O órgão vai fiscalizar se não houve aumento no valor das despesas que foram declaradas no IR. Quem tiver declarado valores maiores do que os realmente gastos pode ser intimado pela Receita e até ser processado por fraude.
O delegado-adjunto de fiscalização da Receita na capital paulista, José Aparecido Dias, diz que mil declarações já foram pegas na fiscalização.
Desse total, 600 contribuintes já foram intimados e devem se explicar em um posto do órgão. Só entre esses contribuintes, o valor pago a mais soma R$ 1 milhão.
Segundo ele, todos os 2 milhões de contribuintes que declararam IR na capital passarão pela investigação.
Para pegar as fraudes, a Receita cruza os dados informados pelo contribuinte com os enviados por bancos, médicos, dentistas e cartórios.
Entre as principais irregularidades estão as despesas médicas, despesas com educação, contribuições à previdência privada e pensões alimentícias inexistentes ou “infladas”.
Dias explica que quem tiver declarado valores maiores de despesas para receber mais restituição terá de devolver à Receita o total recebido, com multa de até 150% e correção monetária.